Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de março de 2017

Hebreus 3:9

Hebreus 3:9 - Onde vossos pais me tentaram, me provaram, E viram por quarenta anos as minhas obras.
ONDE. Podemos citar os seguintes lugares onde aconteceu este evento sobre o qual se refere o autor: Horebe, Meribá e Massá, conforme Êxodo 17:6-7 - Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel. E chamou aquele lugar Massá e Meribá, por causa da contenda dos filhos de Israel, e porque tentaram ao Senhor, dizendo: Está o Senhor no meio de nós, ou não? Todos eles no deserto do Sinai.

VOSSOS PAIS. Estes são os filhos de Israel, que saíram com Moisés do Egito e que estavam a caminho da terra prometida. Êxodo 17:2-3 - Então contendeu o povo com Moisés, e disse: Dá-nos água para beber. E Moisés lhes disse: Por que contendeis comigo? Por que tentais ao Senhor? Tendo pois ali o povo sede de água, o povo murmurou contra Moisés, e disse: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós e aos nossos filhos, e ao nosso gado? Enquanto Israel desobedeceu, a igreja obedece a Cristo.

ME TENTARAM. Êxodo 17:2 - Então contendeu o povo com Moisés, e disse: Dá-nos água para beber. E Moisés lhes disse: Por que contendeis comigo? Por que tentais ao Senhor? Ainda quando no Egito, Deus fez maravilhas extraordinárias diante dos olhos de todo o povo. Realizou muitos prodígios para provar, não somente a Faraó, mas também ao seu povo que estava os tirando da casa da servidão com mão forme. Mas o povo não creu.

ME PROVOCARAM. Êxodo 17:7 - E chamou aquele lugar Massá e Meribá, por causa da contenda dos filhos de Israel, e porque tentaram ao Senhor, dizendo: Está o Senhor no meio de nós, ou não? Será que Deus precisava provar que estava no meio do seu povo? Quantas e quantas provas o Senhor já tinha dado de que ele estava tirando o seu povo do Egito para cumprir suas promessas feitas aos patriarcas, Abraão, Isaque e a Jacó.

E VIRAM. Este fato que aconteceu no deserto de Refidim, mais precisamente em Horebe, com os filhos de Israel, tentando ao Senhor que, em ato contínuo de misericórdia os estava tirando da casa da servidão, e provocaram a ira do Senhor. Por isso que Deus mudou a rota da viagem para que ficassem rodeando no deserto. E o próprio Moisés foi prejudicado, por conta das provocações dos filhos de Israel, ele não entrou em Canaã.

POR QUARENTA ANOS. Com todos os embaraços que pudesse surgir desde o Egito até a terra de Canaã, os comentaristas afirmam que, o máximo de tempo que os filhos de Israel poderiam gastar na viagem seria mais ou menos quatro nos. No entanto, por causa da tentação de Massá e da provocação de Meribá, o Senhor determinou ou permitiu que eles passagem quarenta anos perambulando naquelas terras desertas.

AS MINHAS OBRAS. Estas obras de Deus sobre as quais o escritor se reporta, dizem respeito aos feitos do Senhor em dar as provisões ao seu povo, os livramentos dos diversos inimigos e perigos. Mas, tudo isso era necessário para que apreendessem o caminho da obediência. O deserto foi à escola de Deus para os filhos de Israel, a fim de não mais tentarem, nem contenderem com o seu Deus, ele que cuida dos seus filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário