Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de março de 2017

Hebreus 4:13

Hebreus 4:13 - E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.
E NÃO HÁ CRIATURA ALGUMA. Deus conhece todas as coisas criadas na terra, nos oceanos e nos céus, porque ele é Onisciente. Quando se fala de criatura, não esta se referindo somente aos seres humanos, mas diz respeito a tudo que existe visíveis e invisíveis, seja na terra ou nos céus. Como também neste mesmo texto, podemos perceber a Onipresença de Deus, até porque para que alguém tenha conhecimento de tudo que acontece no universo inteiro, este mesmo alguém tem que está em todo lugar.

ENCOBERTA. Ninguém pode se esconder de Deus. Salmos 139:7-10 - Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar. Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. Os mais importantes dos seres já criados não pode escapar do escrutínio do Deus Todo-poderoso, isso porque, seus olhos são como chamas de fogo que tudo perscruta e ver e conhece.

DIANTE DELE. O escritor se reporta sobre o Deus que é Juiz dos vivos e dos Mortos, a quem haverão de comparecer todos os seres humanos para prestarem conta dos seus feitos, das suas palavras e até dos seus pensamentos maliciosos. O autor no texto anterior exalta a palavra de Deus como algo que chega de forma eficaz e penetrante a todos os seres humanos, e agora ele alerta para o fato de que Deus tudo ver e conhece.

ANTES TODAS AS COISAS. Os Hebreus tiveram a chance por meio da lei de Moisés de serem abençoados em tudo pelo Deus Criador de todas as coisas, mas infelizmente falharam. No entanto, por meio do Messias eles estavam novamente com a maior oportunidade de se reconciliarem com Deus. E não podiam perder esta oportunidade, porque Deus conhece tudo e a todos, inclusive o que eles fizeram com o seu Filho Jesus.

ESTÃO NUAS E PATENTES. Os leitores desta carta eram hebreus, que nasceram sob o regime da lei, seguiram os ditames do judaísmo, sabiam que não tinham condições de guardarem todas as regras da legislação de Moisés. A nação em sua grande maioria rejeitou o Messias de Deus, mas os hebreus, agora, estavam com uma chance de ouro para serem benditos de Deus, reconhecendo a Cristo, como Juiz dos vivos e dos mortos.

AOS OLHOS DAQUELE. Mais uma vez o escritor retoma o tema da Onipresença e Onisciência de Deus. Jesus falou que: Não há nada encoberto que não haja de ser revelado e nada há oculto que não haja de vir à luz (Marcos 4:22). Percebe-se nesta frase a imensidão e a grandeza do Deus Criador, ao ponto de todas as coisas estarem nuas e patentes aos seus olhos. Qual o ser humano que tem este pode? Ninguém!

COM QUEM TEMOS DE TRATAR. Os próprios leitores desta carta estavam sob o escrutínio de Deus, porque os salvos irão comparecer ante o tribunal de Cristo (2 Coríntios 5:10). Como também todos os ímpios, incrédulos e ateus irão comparecer diante do grande trono branco para prestarem conta dos seus feitos. Não adianta o homem tentar fugir de suas responsabilidades para com o Juiz dos vivos e dos mortos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário