Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de março de 2017

Hebreus 4:7

Hebreus 4:7 - Determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações.
DETERMINA OUTRA VEZ. A promessa a Abraão foi feita de que os seus descendentes herdariam a terra prometida, e isso foi confirmado com a saída dos hebreus do Egito, da casa da servidão. Porem, aquela mesma geração que saiu do Egito, não tomou posse da terra, e os que tomaram posse não permaneceram, é tanto que, aconteceram os cativeiros. Todavia, com a vinda do Messias, Deus estava renovando a promessa de uma nova pátria, desta vez, uma pátria celestial, que é a Nova Jerusalém de cima.

UM CERTO DIA, HOJE. Novamente o escritor se utiliza do (Salmos 95:7,8), dando uma interpretação especial para defender a nova dispensação, como sendo o dia de hoje. O Messias de Deus veio justamente para implantar uma nova gestão na administração de Deus com a humanidade, o que o autor chama de hoje. Este hoje a que se refere o escritor diz respeito à nova dispensação da graça de Deus, em Cristo Jesus nosso Senhor.

DIZENDO POR DAVI. Os salmos eram intensamente conhecidos pelos hebreus, porque era o hinário nacional do povo de Deus. E para o escritor desta carta, bem como para os seus leitores, o Salmos citado era de composição do rei Davi, ele que conforme as tradições dos hebreus foi o escritor da maior parte do conteúdo dos Salmos. De forma que Davi é também considerado um anunciador das boas novas do evangelho.

MUITO TEMPO DEPOIS, COMO ESTÁ DITO. Mais ou menos quinhentos anos depois da entrada dos filhos de Israel em Canaã, Deus tomava o seu servo Davi para anunciar um novo tempo, no que tange ao relacionamento de Deus com a humanidade. Este novo tempo diz respeito à nova dispensação da graça de Deus para com todas as nações do mundo, pelo pacto estabelecido pelo Messias de Deus. E depois de Davi, temos ainda mais ou menos mil anos para que a profecia viesse a se cumprir, já no tempo de Cristo.

HOJE, SE OUVIRDES. Esse hoje aponta em direção de todos aqueles que estavam tomando conhecimento do conteúdo desta carta, os leitores desta missiva, bem como todos aqueles que tiveram o privilégio de ouvirem o próprio Senhor Jesus, como também todos aqueles que nasceram após a implantação da nova dispensação pelo Messias de Deus, Jesus de Nazaré. A porta da graça de Deus continua aberta para todos.

A SUA VOZ. Foi o Espírito de Deus quem se utilizou do salmista Davi para anunciar estas palavras, apontando para um tempo futuro, em que Deus por meio do seu Messias implantaria a nova dispensação da graça. Cristo veio como profeta de Deus, também anunciado pelo próprio Moisés (Deuteronômio 18:15,18), ele que pregou as boas novas do evangelho de Deus (Hebreus 1:1-2). Sua voz continua ecoando por meio de sua igreja.

NÃO ENDUREÇAIS OS VOSSOS CORAÇÕES. Podemos dizer que, esta é uma mensagem direta de Deus para os leitores desta belíssima carta. O mundo precisa ouvir a voz dos profetas desta geração, que são os embaixadores de Cristo na terra. Endurecer o coração é não dá ouvido à mensagem, que o Espírito de Deus tem anunciado, por meio dos verdadeiros evangelistas do reino de Deus e de Cristo, que pregam o evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário