Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de março de 2017

Hebreus 5:1

Hebreus 5:1 - Porque todo o sumo sacerdote, tomado dentre os homens, é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados.
PORQUE TODO SUMO SACERDOTE. Até mesmo as religiões mais antigas das civilizações sempre tiveram as figuras dos sacerdotes, bem como as religiões pagãs também. Com Israel não foi diferente, com a saída do povo da terra do Egito, foi constituído como sumo sacerdote Arão e os seus descendentes depois dele, sucessivamente. Já na nova dispensação da graça de Deus com a humanidade, Jesus foi constituído por Deus como único Sumo Sacerdote entre Deus e os homens, e isto já era prevista (Salmos 110:4).

TOMADO DENTRE OS HOMENS. No caso das religiões pagãs, qualquer um pode ser constituído como sacerdote, até porque as religiões pagãs são criadas pelos homens e para os homens. Mas, tanto o judaísmo, na antiga dispensação, como o cristianismo, na nova dispensação está de acordo com a vontade de Deus. No judaísmo, foi tomado Arão porque Deus assim o quis com a aprovação de Moisés, bem como do povo também.

É CONSTITUÍDO. Parte do capítulo anterior, e este capítulo também tratam do assunto dos sumos sacerdotes, porque a intenção do escritor é justamente mostrar que Jesus é o Sumo Sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque, e que ele é superior a todos os sacerdotes da antiga aliança, porque ele foi constituído por Deus e está assentado a destra de Deus, cumprindo este ofício importantíssimo em benefício dos seus remidos.

A FAVOR DOS HOMENS. Os leitores desta esclarecedora carta compreendiam perfeitamente esta linguagem expressa pelo autor, porque como hebreus que eram viviam isso desde que Israel se tornou nação. A função primordial do sumo sacerdote era justamente exercer seus trabalhos em favor dos pecadores intercedendo por eles diante de Deus. Portanto, nos serviços religiosos, eles intercediam a favor dos homens.

NAS COISAS CONCERNENTES A DEUS. Além do sumo sacerdote, existiam os sacerdotes dos turnos, que se reservavam de acordo com seus turnos para que de continuou os serviços religiosos do templo em Jerusalém fossem executados. De maneira que, esse era um trabalho que não cessava. Como Cristo está à destra de Deus, hoje, ele exerce continuamente este ofício de Sumo Sacerdote, sempre intercedendo pelos seus remidos.

PARA QUE OFEREÇA DONS E SACRIFÍCIOS. No caso do judaísmo, existiam as ofertas de manjares que eram oferecidos pelos sacerdotes perante o Senhor, como também existiam os sacrifícios de animais. No caso de Cristo, ele ofereceu seus serviços a Deus, como também ofereceu a sua própria vida em favor dos pecadores, porque ele serviu de expiação, como Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, em nosso favor.

PELOS PECADOS. No caso do judaísmo, tanto as ofertas de manjares quanto os sacrifícios dos animais eram oferecidos para “cobrir” o pecado do povo. Mas, o sacrifício do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, Jesus Cristo, foi para “tirar” o pecado do povo. Na lei, os sacrifícios eram repetitivos, no caso de Cristo, foi único e suficiente, como a perfeita propiciação em favor da sua igreja que ele resgatou e remiu com o seu sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário