Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de março de 2017

Hebreus 5:4

Hebreus 5:4 - E ninguém toma para si esta honra, senão o que é chamado por Deus, como Arão.
E NINGUÉM. Nas religiões pagãs pode até ser que sim, porque tais religiões são criadas pelos espertalhões para tirarem proveito dos menos esclarecido, desta forma, os líderes religiosos se tornam sacerdotes por si mesmo. Mas, no judaísmo, Deus quem escolheu Arão como sumos sacerdotes para cuidar das coisas do Senhor e também interceder pelo povo. Cristo acima de qualquer outro, foi constituído pelo Deus Todo-poderoso antes mesmo de seu nascimento como sendo o Sumo Sacerdote eterno das coisas do Pai.

TOMA PARA SI. Os verdadeiros sumos sacerdotes não exerciam seus ministérios em proveito próprio, mas sempre em benefício dos outros, deixando o exemple mesmo no tempo da lei, que a verdadeira religião é aquela que pode ajudar ao ser humano em direção à comunhão plena com Deus. Jesus Cristo foi o maior exemplo de vida dedicada para as coisas de Deus e em benefício do seu próximo, porque só fez o bem a todos.

ESTA HONRA. Arão, assim como os seus descendentes diretos, que assumiram o ofício de sumos sacerdotes foram privilegiados em ser chamados pelo Senhor para se dedicarem as coisas do Deus de Israel. O Senhor Jesus foi soberanamente honrado pelo Deus Criador, ao ponto de superar a qualquer outro, e isso ficou demonstrado quando exerceu plenamente seus deveres sacerdotais, glorificando ao Pai em tudo, e levando sua igreja a plena comunhão dom Deus, que é a principal função de um sacerdote.

SENÃO O QUE É. Houve momento em que os filhos de Israel duvidaram de que Arão fosse realmente constituído por Deus para ser o sumo sacerdote, mãos o Senhor provou para os desobedientes que a escolha de Arão era confirmada, isso pode ser visto em Números capítulo dezesseis. Já com relação ao Cristo de Deus haviam muitas profecias no Velho Testamento que apontavam o trabalho do Messias pelo povo perante Deus.

CHAMADO. A chamada de Arão e os seus filhos para a função sacerdotal pode ser vista no capítulo dezoito de Êxodo, como também no capítulo trinta e nove do mesmo livro. De acordo com a velha dispensação da lei, o sumo sacerdote tinha muita importância para o povo, por isso que não poderia ser qualquer um. Deus que conhece as pessoas e as raças humanas escolheu e nomeou Arão e seus descendentes para tal ofício.

POR DEUS. Além de chamar, os ministérios que compõem a obra de Deus é o Senhor quem nomeia as pessoas que ele sabe que vai exercer com responsabilidade suas tarefas designadas pelo Senhor. Em se tratando do Senhor Jesus, tanto as muitas profecias a seu respeito, antes mesmo dele vir ao mundo, quanto à forma como seu ministério foi aprovado por Deus demonstra que foi o Pai quem o constituiu de verdade.

COMO ARÃO. Nenhum dos filhos de Israel e que eram os leitores desta carta tinham dúvida de que Arão foi realmente escolhido por Deus para exercer a função de sumo sacerdote nas coisas de Deus para o povo. Como também todos que fazem parte da igreja de Cristo têm a firme certeza de que o Senhor Jesus é Sumo Sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque, ele que está diante do Pai e intercede pelos seus remidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário