Pesquisar este blog

sábado, 1 de abril de 2017

Hebreus 5:10-11

Hebreus 5:10-11 - Sendo designado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque. Quanto a isso, temos muito que dizer, coisas difíceis de explicar, porque vocês se tornaram lentos para aprender.
SENDO DESIGNADO POR DEUS. No caso das religiões pagãs e das seitas heréticas, os homens se tornam sacerdotes pelas suas astucias em enganarem o seu próximo. No Judaísmo, foi Moisés quem designou Arão e os seus descendentes como sumos sacerdotes nas coisas de Deus para o seu povo Israel. Mas, no caso de Cristo, ele foi designado por Deus como Sumo Sacerdote de sua igreja para todo o sempre.

SUMO SACERDOTE. Conforme a legislação de Moisés, Arão e os seus descendentes foram constituídos como sumos sacerdotes de Israel e do judaísmo. O sumo sacerdote era uma figura religiosa de muita importância para o povo, no que diz respeito a interceder diante de Deus, no perdão dos pecados. Cristo como Sumo Sacerdote da sua igreja, ele fez isso durante sua vida e ministério, como também hoje continua exercendo essa função, porque ressuscitou dos mortos e esta a destra de Deus e intercede pelos seus remidos.

SEGUNDO A ORDEM DE MELQUISEDEQUE. Esta citação é do Salmos 110:4 - Jurou o Senhor, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque. Essa foi uma promessa feita sob juramento da parte de Deus, no tocante ao ministério sacerdotal de Cristo Jesus. Tinha que ser assim, porque Jesus era da tribo de Judá e não da tribo de Levi, como Melquisedeque que também não era da tribo de Levi.

QUANTO A ISSO, TEMOS MUITO QUE DIZER. O escritor desta carta tem demostrado o quanto entende sobre este assunto, é tanto que vem explicando em detalhes a importância do ofício do sumo sacerdote conforme a lei de Moisés, como também nos ensina a superioridade de Cristo como Sumo Sacerdote de sua igreja, porque seu ministério não cessou com sua morte física, isso porque, ele ressuscitou dos mortos.

COISAS DIFÍCEIS DE EXPLICAR. Já era uma tradição entre os hebreus que os sumos sacerdotes seriam todos da tribo de Levi. E ao que tudo indica, havia dúvidas da parte dos leitores desta carta, se o Cristo de Deus poderia ser ou não Sumo Sacerdote. Mesmo com seu vasto conhecimento deste assunto, mas o escritor se esforça ao máximo para tentar explicar este tema, porque ele acha de suma importância para debelar as dúvidas.

PORQUE VOCÊS SE TORNARAM LENTOS. Na realidade o autor diz de maneira clara, que os seus leitores se tornaram preguiçosos em não quererem pesquisar as Escrituras para compreenderem de que o ministério de Cristo como Sumo Sacerdote estava de acordo com a vontade de Deus e também de conformidade com as Sagradas Escrituras dos hebreus. Bastava que eles buscassem dentro dos escritos deles mesmos, e saberia disto.

PARA APRENDER. Deus havia falado por meio do salmista (Salmos 110:4) que o seu Cristo seria Sacerdote eternamente segundo a ordem de Melquisedeque. Ao mesmo tempo ressuscitou ao seu Cristo de entre os mortos para que ele fosse eternamente Sumo Sacerdote, mas alguns não estavam compreendendo isso. Tudo estava muito claro que os planos de Deus neste particular estavam sendo executados conforme planejado. Não dava para o escritor entender sobre as dúvidas dos seus leitores, os hebreus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário