Pesquisar este blog

sábado, 1 de abril de 2017

Hebreus 5:8-9

Hebreus 5:8-9 - Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu. E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem.
AINDA QUE ERA FILHO. O autor se refere ao Senhor Jesus, ele que antes mesmo de sua vinda já era classificado como Filho de Deus (Salmos 2:7), em que o profeta (Isaías 7:14) profetizou de que ele nasceria de uma virgem, sem a intervenção humana, mas por um milagre de Deus. O que foi confirmado com a sua vinda, em que ele foi gerado pelo Espírito Santo de Deus (Mateus 1:18). Jesus era na verdade o unigênito Filho de Deus em essência (João 3:16) e muitas outras partes do Novo Testamente confirma isso.

APRENDEU A OBEDIÊNCIA. Tudo de mais importante que aconteceu com o Cristo de Deus já estava delineado pelas profecias que sobre ele estavam escritas nas literaturas religiosas dos hebreus. De forma que, a vida e o ministério do Senhor Jesus já eram conhecidos dos judeus, antes mesmo de sua manifestação como homem. Assim sendo, o Messias sabia o que tenha que fazer para executar sua missão e fazer a vontade do Pai.

POR AQUILO QUE PADECEU. Uma das profecias que muito se encaixa nesta colocação do nosso escritor é o que diz Isaías 53:4-5 - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Portanto, isso já era previsível na vida de Cristo Jesus.
SENDO ELE CONSUMADO. Verdade é que o Senhor Jesus deu tudo de si mesmo para cumprir sua missão de Redentor da humanidade. Ele se gastou e se esforçou o máximo para não falhar naquilo que veio fazer em prol dos seus remidos. Como Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, ele foi imolado em nosso lugar, além de servir de expiação pelos nossos pecados. Finalmente ele morreu para nos redimir e nos comprar.

VEIO A SER A CAUSA. O escritor está se referindo a obra perfeita de redenção que o Cristo de Deus executou com sucesso absoluto em nosso lugar. Uma vez que, pela propiciação que ele realizou, produziu a reconciliação das criaturas com o seu Criador, resultando assim na paz universal. Se o Cristo de Deus não tivesse feita a obra de redenção em prol da humanidade, não existiria mais nem mesmo este planeta terra.

DA ETERNA SALVAÇÃO. A palavra salvação em linhas gerais durante o período da velha dispensação se traduz por livramento, até porque os escritores mais antigos da bíblia não tinham a mesma compreensão de vida eterna, quantos os escritores do Novo Testamento. Esta eterna salvação a que o autor se refere diz respeito à vida eterna dos remidos de Cristo nas mansões celestiais, o que o Apocalipse chama de Nova Jerusalém.

PARA TODOS OS QUE LHE OBEDECEM. O Messias veio na pessoa bendita de Jesus Cristo e comprou para si, homens de todas as tribos, nações e línguas. Estes que foram resgatados pelo Senhor Jesus também são chamados de Salvos. Obedecer a Cristo é ser verdadeiramente seu discípulo, porque o discípulo faz a vontade do seu Mestre. Quem renuncia a sua própria vontade e tudo que o mundo oferece esse é discípulo de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário