Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de abril de 2017

Hebreus 6:10

Hebreus 6:10 - Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis.
PORQUE DEUS NÃO É INJUSTO. Pelo contrário, Deus é justo e reto em suas obras para com os seus filhos e uma das coisas mais fortes do seu governo é a justiça. O fato de ser Deus justo, nos leva a pensar na sua Onisciência, porque para ele ser justo em seus julgamentos e reto em suas recompensas, ele tem que ter conhecimento absoluto sobre tudo que acontece com a vida de todas as pessoas. Portanto, o Senhor é fiel em recompensar aos seus servos por aquilo que de bom e certo fazem na sua presença.

PARA SE ESQUECER. Deus não tem amnésia nem problema de esquecimento, tudo que fizermos de correto para lhe agradar, podemos esperar dele o nosso galardão, porque no momento certo ele fará com que sejamos recompensados com as dádivas que vem do alto. Ninguém vai chegar diante do Senhor lhe acusando de ter feito alguma coisa pelo seu reino e ficar sem o seu galardão, porque Deus faz muito mais por nos sempre.

DA VOSSA OBRA. Podemos com segurança dizer que esta obra feita pelos leitores desta carta foi justamente o fato de terem acreditado no nome bendito de Cristo Jesus, e por conta de serem pessoas seguidoras do Senhor Jesus, eram ao mesmo tempo praticantes do amor fraternal. Depois que Israel voltou do cativeiro e por estar sob o domínio dos romanos, havia muita pobreza, e os judeus dependia das ajudas uns dos outros.

E DO TRABALHO DE AMOR. Muito mais, as igrejas cristãs que eram perseguidas pelo império romano, onde muitos dos seguidores de Cristo tinham seus bens confiscados pelo estado, então, as comunidades cristãs se tornavam muito pobres, ao ponto de faltarem às coisas necessárias. Se destacava então, a prática do amor fraternal, em que aqueles que tinham alguma coisa, dividia com quem não tinha nada para a sobrevivência.

QUE PARA COM O SEU NOME MOSTRASTE. Os que confessavam o nome do Senhor Jesus chegaram a formar uma comunidade comum de bens para que os cristãos não morressem de fome, por conta das perseguições sofridas. Atos 2:44-45 E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. O nome de Cristo era glorificado.

ENQUANTO SERVISTES AOS SANTOS. Tanto os judeus que não se converteram ao cristianismo como e principalmente o império romano perseguia de forma implacável a todos os cristãos, mais principalmente aos líderes das igrejas cristãs, porque mataram o Senhor Jesus, e agora, tentavam eliminar aqueles que o representavam na terra. Mas, os hebreus que confessavam a Cristo de todas as formas procuravam ajudar aos irmãos.

E AINDA SERVIS. As ajudas humanitárias, o apoio e a pratica do amor fraternal ainda era coisa comum entre aqueles que serviam ao reino de Deus, neste mesmo tempo em que esta carta foi escrita. Até porque, diferente das igrejas gentílicas, que na grande maioria não viram pessoalmente o Senhor Jesus, mas os hebreus viram e ouviram os seus ensinos, e, portanto, sabiam do que ele havia ensinado e praticado como sendo o amor fraternal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário