Pesquisar este blog

terça-feira, 11 de abril de 2017

Hebreus 7:5

Hebreus 7:5 - E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão.
E OS QUE DENTRE OS FILHOS DE LEVI. O primeiro a ser ordenado sacerdote ou ainda sumo sacerdote foi justamente Aarão, o que passou a ser uma tradição por direito e de conformidade com a legislação de Moisés. Essa frase nos deixa transparecer que nem todos os filhos de Levi seriam sacerdotes, alguns eram separados para serem cantores outros para sacerdotes e outros para sumo sacerdotes é isso que revela a bíblia.

RECEBEM O SACERDÓCIO. Mas, dentre os que recebiam o sacerdócio, que não eram todos, foram constituídos por Deus, eram aceitos pelo povo, e estava de conformidade com a lei de Moises. A tribo de Levi foi separada para servir ao Senhor nas coisas concernentes a Deus e o seu povo, e os sacerdotes, e principalmente os sumos sacerdotes, uma vez no ano entravam diante de Deus, no santo dos santos para interceder pelos pecadores. O ofício sacerdotal tinha muita importância em Israel.

TEM ORDEM. Dentre os filhos de Levi que eram separados para o sacerdócio, eles tinham ordem de recolher os dízimos dos filhos de Israel, e ninguém os censuravam por conta disto. Mas quanto ao sacerdócio de Melquisedeque, a ordem não era um código de lei, mas sim o respeito que as pessoas tinham sobre ele, como foi o caso de Abraão, e isso nos fala da superioridade do sacerdócio de Melquisedeque, acima dos filhos de Levi.

SEGUNDO A LEI. Esta lei se refere à legislação escrita por Moises, que tratava dos direitos e deveres religiosos dos filhos de Israel, como também dos decretos administrativos e civis de uma nova nação que estava conquistando a terra de Canaã. Como em nosso país tem leis para tudo, constituição, código cível, código penal e etc. Não seria diferente com Israel, que conquistando a terra de Canaã passaria a ser uma nação como qualquer outra.

DE TOMAR DÍZIMO. A pergunta é: Porque os Levitas tinham direito de tomar o dízimo dos seus irmãos? Primeiro é preciso dizer que o dízimo não era um dever religioso, mas sim, uma compensação social. Das dez tribos que entraram em Canaã, a tribo de Levi não recebeu herança na partilha da terra. Portanto, ficou determinado que os descendentes desta tribo tomariam o dízimo dos que herdaram possessão de terra em Canaã.

DO POVO, ISTO É DE SEUS IRMÃOS. Estes irmãos a que se refere o autor, dizem respeito as nove tribos que receberam heranças na terra de Canaã em que uma delas é a meia tribo de Manassés, conforme esta registrado no livro de (Josué 13:7). Já a tribo de Levi não recebeu possessão nem herança na terra prometida, porque Deus separou a todos para servirem ao Senhor, tomando conta do Tabernáculo, conforme (Josué 13:33).

AINDA QUE TENHA SAÍDO DOS LOMBOS DE ABRAÃO. O que o autor estava tentando dizer com isso? Que os levitas também pagaram dízimo a Melquisedeque, ainda que indiretamente por meio do patriarca Abraão, uma vez que, Levi e todos os seus descendentes vieram da arvore genealógica de Abraão. Então, Melquisedeque era superior aos levitas. E o sacerdócio de Cristo era segundo a ordem deste Melquisedeque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário