Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Hebreus 8:10

Hebreus 8:10 - Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo.
PORQUE ESTÁ É A ALIANÇA. O profeta foi usado pelo Espírito de Deus para anunciar um novo tempo de relacionamento entre Deus e o seu novo Israel, implantando assim a nova dispensação da graça divina, por meio do evangelho de Cristo. A antiga aliança teve Moisés como um dos mediadores entre Deus e o seu povo, e na nova aliança tem Cristo, constituído por Deus como único Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. A antiga aliança era regida pela lei de Moisés, e a nova pelo evangelho de Cristo.

QUE DEPOIS DAQUELES DIAS. O autor continua citando o texto de Jeremias 31: 33 - Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. “Daqueles dias” a que se refere o escritor, dizem respeito aos dias em que a velha dispensação da lei se esgotaria para dar lugar a um outro dia da nova dispensação.

FAREI COM A CASA DE ISRAEL, DIZ O SENHOR. Durante o tempo da velha dispensação e principalmente quando a profecia de Jeremias foi pronunciada os hebreus estavam divididos em dois povos dentro de uma mesma nação, que eram os filhos de Judá e os filhos de Israel, reino do Norte e reino do Sul. A nova aliança só tem o Israel espiritual de Deus, que é a igreja remida de Cristo Jesus, constituída por todas as nações do mundo.

POREI AS MINHAS LEIS NO SEU ENTENDIMENTO. A nova aliança de Deus, que tem como único Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem, não é regida por um código de lei, constituída de letras mortas. Porque a nova dispensação da graça de Deus é regida pela lei do Espírito de Deus, conforme Romanos 8:2 - Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. Esta é a lei que produz vida.

E EM SEUS CORAÇÕES AS ESCREVEREI. Onde é que o Espírito de Deus trabalha na regeneração do homem? No entendimento, que nos fala da razão, da inteligência e da sabedoria, como também no homem interior. Bem como no coração, que trata do homem essencial, no lado sentimental do ser humano. A expressão entendimento e coração também nos ensinam da alma e da unidade espiritual do ser humano.

E EU LHE SEREI POR DEUS. O cristianismo segue a mesma crença monoteísta do judaísmo, e não há três deuses, mas sim um único Deus verdadeiro em três pessoas, Pai, Filho e Espírito Santo. A igreja adora, serve e ama ao Deus único e verdadeiro, Criador dos céus e da terra. O novo Israel de Deus tem o Senhor como Deus, Cristo como salvador e o Espírito Santo como guia, que esta preparando a igreja para o dia do arrebatamento.

E ELES ME SERÃO POR POVO. Na antiga dispensação só havia um povo que poderia dizer que pertencia a Deus, que era o povo de Israel, os descendentes de Abrão, Isaque e Jacó. Já na nova dispensação da graça de Deus, pela fé em Cristo, também só existe um único Israel espiritual, composto por pessoas de todos os povos do mundo. Estas verdades eram fortes para os leitores desta carta, eles que eram hebreus, mas também cristãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário