Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Hebreus 8:5

Hebreus 8:5 - Os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou.
OS QUAIS SERVEM DE EXEMPLO. O autor fala sobre o tabernáculo terrestre que Moisés mandou fazer quando ainda estava no deserto, e que nele havia o santo dos santos que ficava após o véu, onde somente o sumo sacerdote podia entrar uma vez no ano para interceder pelos filhos de Israel, no dia da expiação. Coisas estas que serviram de cópia para os templos de Jerusalém. Como também escreve sobre os sacerdotes da tribo de Levi e o sumo sacerdote da linhagem de Aarão. Tudo serviu de exemplo para o futuro.

E SOMBRA DAS COISAS CELESTIAIS. As coisas apontadas com detalhes neste tratado eram tipologias que apontavam para o tempo da nova dispensação da graça de Deus por Cristo Jesus. Não que nos céus tenham os mesmos objetos que tinham no tabernáculo ou tenda da congregação dos filhos de Israel, ou uma cópia dos templos de Jerusalém feitos de materiais perecíveis, mas tudo isso são alegorias em linguagens humanas.

COMO MOISÉS. Este Moisés era um homem que tinha um conhecimento robusto em todas as ciências do Egito, onde teve o privilégio de estudar com os melhores mestres daquele país, até porque foi criado como filho de uma princesa, e que poderia se tornar um monarca naquele país. Ao mesmo tempo tinha consigo a grande responsabilidade de libertar o seu povo Israel da casa da servidão, o Egito. E recebeu de Deus a sabedoria para criar um tabernáculo, com um ressinto chamado Santo dos Santos, onde Deus visitava.

DIVINAMENTE FOI AVISADO. O autor se utiliza de uma citação do próprio Moises no livro de Êxodo 25:8-9 - E me farão um santuário, e habitarei no meio deles. Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus pertences, assim mesmo o fareis. O capítulo vinte e cinco a vinte e sete deste mesmo livro dá os detalhes de como seria todos os utensílios que fariam parte do tabernáculo.

ESTANDO JÁ PARA ACABAR O TABERNÁCULO. Já esta parte esta registrada em Êxodo 25:40 Atenta, pois, que o faças conforme ao seu modelo, que te foi mostrado no monte. Quando o tabernáculo já estava quase acabado de ser construído, então o Senhor falou com Moisés estas palavras para que tudo fosse feito conforme lhe havia sido mostrado no monte. Certamente o Senhor mostrou em visão a Moisés uma figura do tabernáculo.

PORQUE FOI DITO: OLHA, FAZE TUDO CONFORME O MODELO. Este modelo foi mostrado a Moisés quando ele estava no monte, talvez por revelação ou inspiração, mas que tudo tinha que ser de acordo com o que o Senhor desejava. Os hebreus acreditavam que havia um modelo de tabernáculo no céu onde Deus habitava em sua morada celestial. E que o Senhor havia revelado e mostrado a Moisés como era toda a sua estrutura.

QUE NO MONTE SE TE MOSTROU. Os escritores do Novo Testamente se utilizavam de tudo que havia do Velho Testamento como alegorias ou tipologias para provarem de que a totalidade da nova dispensação já estava inserida nos contextos da velha dispensação. O tabernáculo tem muitos símbolos da nova dispensação da graça de Deus e de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário