Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Hebreus 10:25

Hebreus 10:25 - Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.
NÃO DEIXANDO. O propósito desta mensagem era para que os hebreus que serviam a Cristo se unissem no mesmo propósito, objetivos e finalidades, para justamente buscarem o reino de Cristo em primeiro lugar as coisas que são de cima. Por conta das perseguições impostas pelos judeus e o império romano contra a igreja de Cristo, muitos estavam deixando o caminho do evangelho e voltando aos costumes do judaísmo. Outros estavam apostatando da fé, porque eram enganados pelos judaizantes daquela época.

A NOSSA CONGREGAÇÃO. Não que neste tempo houvesse templos dedicados ao cristianismo, até porque o império romano não permitia, e isso só foi possível depois de 313 d.C. Mas os seguidores de Cristo se reunião de casa em casa. Não deixar a congregação, neste caso, era não se desviar dos caminhos do Senhor, mas permanecer firme nas promessas e propostas do evangelho glorioso de nosso Senhor Jesus Cristo.

COMO É COSTUME DE ALGUNS. Muitas pessoas estavam se agregando ao novo Israel de Deus, chamado igreja de Cristo. Os apóstolos e discípulos do reino de Cristo se esforçavam cada dia para cumprirem o “ide imperativo” do Senhor Jesus, e com isso, acrescentava cada dia o número dos que se convertiam ao cristianismo. Mas por outro lado, a instabilidade era muito grande daqueles que entrava e saiam do evangelho.

ANTES, ADMOESTANDO-NOS. Certamente, esta foi uma mensagem dirigida aos líderes da igreja primitiva, que faziam parte das igrejas em Israel e na Palestina. Aqueles que estão à frente dos trabalhos nas igrejas precisam se desenvolver e se aprimorarem cada vez mais para sustentar os mais fracos e inconstantes na fé, pelas doutrinas cristãs, baseadas nas Sagradas Escrituras. Admoestar é ensinar a palavra de Deus.

UNS AOS OUTROS. Ninguém é tão sábio o suficiente que não precise de orientações positivas sobre as coisas de Deus. O ensino das Sagradas Escrituras é um caminho de ida e de volta, em que os mestres além de revelarem os conhecimentos bíblicos, eles também devem estar abertos a receberem instruções dos outros. A profundidade dos conhecimentos revelados da palavra de Deus depende da edificação mútua.

E TANTO MAIS, QUANTO VEDES. Os escritores do Novo Testamento, bem como os líderes da igreja primitiva não tinham noção do hiato de tempo que haveria entre a ascensão do Senhor Jesus para se assentar a destra de Deus, e o seu retorno para arrebatar a sua igreja remida, que ele comprou com seu precioso sague expiador. Portanto, a igreja primitiva vivia na expectativa de a qualquer momento sair da terra.

QUE SE VAI APROXIMANDO AQUELE DIA. Ainda hoje, ecoa aquela mensagem que diz: Mais um poucochinho de tempo, e o que há de vir virá, e não tardará (Hebreus 10:37). Este dia a que se refere autor, diz respeito ao dia da volta de Cristo para buscar os seus remidos. O segundo advento de Cristo se dará em duas etapas, em que na primeira ele virá para a sua igreja, e a segunda ele voltará para socorrer o Israel de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário