Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Hebreus 10:32

Hebreus 10:32 - Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições.
LEMBRAI-VOS, POREM. Os leitores esta carta eram de fato pessoas que antes seguiam o judaísmo com suas muitas e diversas regras intransigentes. Mas que se converteram ao cristianismo, não se sabe se ainda no tempo de Cristo ou depois de sua ressurreição. Porque segundo a tradição cristã, muitos dos judeus acreditaram em Jesus como sendo o Messias prometido, depois de sua ressurreição de entre os mortos, inclusive seus irmãos.

DOS DIAS PASSADOS. Estes dias a que se refere o escritor, dizem respeito ao tempo em que os seus leitores aceitaram a Cristo como Senhor e Salvador, seja ainda no tempo do ministério do Senhor Jesus, porque os seus milagres fizeram com que muitos dos judeus se convertessem ao cristianismo. Os começos da religião de Cristo não foi nada fácil, principalmente no país de Israel, uma vez que, os judeus não aceitaram que Jesus era o Messias prometido, nem muito menos aceitaram a mudança da religião do povo hebreu.

EM QUE, DEPOIS. Neste ponto, o autor faz menção do dia em que cada um dos seus leitores tiveram um encontro pessoal com o Salvador Jesus Cristo. Efetivamente este é um momento de glória, porque os hebreus precisavam reconhecer que Jesus era o Messias prometido. A transformação de muitos hebreus em novas criaturas em Cristo deu autoridade à mensagem do evangelho, porque testificavam da nova dispensação.

DE SERDES ILUMINADOS. Quando os judeus receberam a legislação de Moisés foi uma empolgação muito grande e os judeus tinham prazer na lei do Senhor. No entanto, não demorou muito, até que os filhos de Israel enjoassem a lei de Moisés. Quando o Senhor Jesus se manifestou na terra os hebreus estavam completamente fora dos padrões da antiga dispensação da lei. Mas muitos foram iluminados com o evangelho de Cristo.

SUPORTASTES. E tendo recebido a mensagem do evangelho, seja por meio das pregações ou dos milagres de Cristo ou mesmo pelas atividades dos apóstolos e discípulos do Senhor Jesus. Tiveram então, batalhas travadas para que retornassem ao judaísmo. E muitos dos líderes das igrejas de Israel, compostas por hebreus convertidos ao Cristianismo continuavam como que guardando a lei de Moisés, naturalmente.

GRANDE COMBATE. Mas, como a nova dispensação estava de acordo com os planos de Deus, aqueles que receberam a Cristo como Salvador suportaram as contrariedades, mesmo enfrentando seus compatriotas judeus, o império romano e os líderes das demais religiões pagãs. Verdadeiras guerras espirituais e religiosas foram travadas com o objetivo de se deter a expansão do cristianismo na terra, principalmente em Israel.

DE AFLIÇÕES. O diabo com os seus demônios se utilizavam dos judaizantes e as autoridades do império romano para impor sanções a todos àqueles que se convertiam ao cristianismo. De forma que, se alguém aceitava a Cristo como Senhor e Salvador passavam a ser vítima das aflições impostas pelos inimigos do reino de Cristo. Muitos dos nossos irmãos da igreja primitiva perderam os seus bens, porque foram confiscados pelo governo. Outros tantos foram duramente perseguidos e hostilizados pelos judeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário