Pesquisar este blog

sábado, 27 de maio de 2017

Hebreus 10:33

Hebreus 10:33 - Em parte fostes feitos espetáculo com vitupérios e tribulações, e em parte fostes participantes com os que assim foram tratados.
EM PARTE. Na verdade, as igrejas que ficavam em Israel tiveram que passar por muitos problemas, porque foi entre os hebreus que Cristo começou suas atividades ministeriais, até porque ele veio para os que eram seus. Como os judeus defendiam o judaísmo a qualquer preço, mataram o Cordeiro de Deus, Jesus Cristo, e desde então, que a luta contra o cristianismo foi travada, e o intuito era barrar a marcha da igreja na terra.

FOSTES FEITOS. Muitos dos leitores desta carta foram participantes das perseguições movidas pelos judeus contra a igreja do Senhor Jesus. Quando os judeus não podiam investir contra determinadas lideranças da igreja primitiva, se utilizava do império romano para impetrar tribulações contra os servos de Cristo. Por isso que, muitos dos leitores desta mesma carta tiveram seus bens confiscados pelo estado, e isso, por castigo, no simples fato de que pertenciam ao cristianismo tão perseguido pelos judeus.

ESPETÁCULO. A tradição cristã registrou a hostilidade de forma mais cruel possível, contras os discípulos de Cristo, em que os cristãos eram postos a sofrer de forma pública, os horrores dos homens sanguinários. Os seguidores de Cristo eram presos injustamente, apanhavam em praças públicas das autoridades judaicas e romanas, eram arrastados pelas ruas como animais, em que os inimigos de Cristo faziam espetáculos com suas vítimas, buscando que os servos de Cristo negassem sua fé em Jesus Cristo, o Salvador.

COM VITUPÉRIO. Esta palavra descreve muito bem o escárnio a que eram submetidos os cristãos verdadeiros, que não faziam nada de errado, mas pelo fato de confessarem que Jesus Cristo era o Messias de Deus, sofriam o desprezo dos judeus e das autoridades romanas. Se instalou um estado de terror contra os cristão após a ressurreição e ascensão de Cristo. Porque os seguidores do Senhor Jesus se fortaleceram na fé, confirmando por meio dos apóstolos que Cristo era Senhor de todos, ao ressuscitar e subir ao céu.

E TRIBULAÇÕES. Estas tribulações nos falam sobre as várias facetas das perseguições que sobrevinham sobre os apóstolos e discípulos do Senhor Jesus. Os líderes da igreja primitiva pregavam de que Jesus veio fazer uma profunda reforma no judaísmo e que a implantação do cristianismo seria o fim do judaísmo. Isso gerou uma onda de ódio nos judeus, ao ponto de determinarem o fim da religião de Cristo a qualquer preço.

E EM PARTE FOSTE PARTICIPANTES. Aqueles que não eram perseguidores diretamente, porque os mais perseguidos eram os apóstolos, depois os líderes de menor potencialidade nas atividades do cristianismo, como os evangelistas que pregavam sobre a mensagem das boas novas do reino de Cristo, bem como as lideranças locais de cada comunidade cristã. Mas de alguma maneira todos passavam pelas perseguições.

COM OS QUE ASSIM FORAM TRATADOS. Como a igreja de Cristo era um só corpo, quando um sofria por amor a causa do reino dos céus, todos padeciam juntamente. Cristo deixou seu exemplo e ensinos sobre o amor fraternal, de tal maneira que os seus primeiro seguidores sabiam colocar em prática a lei do amor fraternal, ajudando uns aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário