Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de maio de 2017

Hebreus 10:8

Hebreus 10:8 - Como acima diz: Sacrifício e oferta, e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei).
COMO ACIMA DIZ. Este texto é uma repetição exata do que o autor já tinha escrito antes, e isso ele faz para segurança dos seus leitores, a fim de que fique bem clara sua opinião sobre estes assuntos. Efetivamente para os leitores desta carta, estes assuntos eram por demais fortes, e faz cair por terra todo um sistema de celebrações e rituais que os judeus ainda persistiam em praticar, mesmo dentro do tempo da nova dispensação.

SACRIFÍCIO E OFERTA. Já nos tempos dos profetas, Deus não suportava mais sacrifícios e ofertas. Oséias 6:6 - Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos. Deus estava enjoado com aquela hipocrisia religiosa, Amos 5:22 - E ainda que me ofereçais holocaustos, ofertas de alimentos, não me agradarei delas; nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais gordos.

E HOLOCAUSTO E OBLAÇÕES. Os holocaustos que eram ofertas de manjares queimados, já não agradavam ao coração de Deus. As oblações enjoavam as narinas do Todo-poderoso. As celebrações dos filhos de Israel não passavam de rituais vazios sem efeitos de purificação. O Senhor exigia algo mais verdadeiro e não sobra ou símbolo. Os holocaustos e oblações representava a gratidão do povo, mas nem isso mais agradava a Deus. O Senhor não mais recebia de bom grado, nem mesmo o que determinava a lei.

PELO PECADO. Certamente que, conforme se sabe, pelo pecado eram oferecidos os sacrifícios sangrentos, como o sacrifício de um bezerro para purificação dos sumos sacerdotes, bem como de seus familiares. E por fim, o sacrifício de um cordeiro para remissão dos pecados do povo. Há quem diga que, no tempo em que esta carta foi escrita, as coisas estavam sendo misturadas na ministração no templo em Jerusalém e que não mais se fazia como determinava a lei, até porque os tempos já eram outros.

NÃO QUISESTE. Deus estava dando as costas para os sacrifícios de animais, ele não aceitava as ofertas de manjares que no princípio eram oferecidos pelos sacerdotes no lugar santo. Não adiantava fazer festa para se oferecer os holocaustos de cereais queimados no altar nem as oblações, porque isso em vez de agradar a Deus, lhe provocava fastio, até porque o Senhor já havia implantado a nova dispensação da graça.

NEM TE AGRADARAM. Durante o tempo em que durou o tabernáculo sobre a terra, é provável que os sacrifícios, as ofertas de manjares, os holocaustos e as oblações fossem aceitos diante do coração de Deus. Mas, os hebreus tinham que entender que, agora, com a vida do Messias de Deus, nada disto agradava mais ao Criador, até porque o que estava funcionando era a graça de Deus e a fé no poderoso nome de Cristo Jesus.

OS QUAIS SE OFERECEM SEGUNDO A LEI. Observa-se que, estas coisas até que funcionavam, mas somente no tempo da lei. Porque Moisés escreveu sobre estas coisas e que enquanto durasse a velha dispensação da lei, que fossem celebradas. Porem, já não mais estava no tempo da lei, mas sim no tempo da graça. E neste mesmo tempo da graça, o que foi aceito e bem agradável diante de Deus, foi à redenção feita por Cristo Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário