Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de junho de 2017

Hebreus 11:11

Hebreus 11:11 - Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido.
PELA FÉ TAMBÉM. Em todo este capítulo o autor destaca a importância da fé, como virtude ou dom que faz parte da nova dispensação da graça. Vezes esta mesma fé é posta como a parte do homem na nova aliança com Deus, mas outras vezes esta mesma fé é dado pelo próprio Deus ao homem como um dom divino. E como prova de que esta fé esta de acordo com o plano de Deus, é que o escritor se utiliza dos muitos exemplos dos heróis da fé que faziam parte da história religiosa do povo hebreu.

A MESMA SARA. Esta Sara sobre a qual o autor se refere diz respeito à esposa de Abraão, mulher muito bonita, mas que tinha um sério problema de esterilidade, porque não podia gerar filhos. Este problema de Sara também era um problema para Abraão porque ele era um homem muito rico, porem não tinha herdeiro. O fato da mulher ser estéril era tão sério para aquela época que tal mulher poderia ser rejeitada pelo esposo.

RECEBEU A VIRTUDE. A cima deste problema existia uma promessa da parte de Deus quanto a Abraão e os seus descendentes. Por isso que o Senhor falou a Abraão que Sara daria a luz um filho. Gênesis 17:15-16 - Disse Deus mais a Abraão: A Sarai tua mulher não chamarás mais pelo nome de Sarai, mas Sara será o seu nome. Porque eu a hei de abençoar, e te darei dela um filho; e a abençoarei, e será mãe das nações; reis de povos sairão dela. Quando se fala sobre virtude é porque foi o poder de Deus quem agiu.

DE CONCEBER. No tempo determinado por Deus, ele visitou a Sara com o seu poder para fazer cumprir a sua promessa feita a Abraão. Gênesis 21:1-2 - E o Senhor visitou a Sara, como tinha dito; e fez o Senhor a Sara como tinha prometido. E concebeu Sara, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha falado. Para Sara, aquele ato de bondade da parte de Deus era a sua redenção e salvação.

E DEU A LUZ JÁ FORA DA IDADE. Gênesis 21:5-8 - E era Abraão da idade de cem anos, quando lhe nasceu Isaque seu filho. E disse Sara: Deus me tem feito riso; todo aquele que o ouvir se rirá comigo. Disse mais: Quem diria a Abraão que Sara daria de mamar a filhos? Pois lhe dei um filho na sua velhice. E cresceu o menino, e foi desmamado; então Abraão fez um grande banquete no dia em que Isaque foi desmamado.

PORQUANTO TEVE POR FIEL AQUELE. O Deus que estabeleceu o novo pacto com a humanidade por meio do seu filho Jesus é o Deus que faz o impossível, porque ele tem poder para fazer tudo o que lhe apraz. Aprendemos também com este caso de Sara, mulher de fé, que tudo aquilo que Deus promete, ele tem a capacidade de realizar porque ele é o Deus fiel. Os hebreus conheciam muito bem este caso de Sara.

QUE LHO TINHA PROMETIDO. Tudo tem o seu começo quando Deus tem um encontro com Abraão e lhe faz promessa. Gênesis 12:2 - E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. Foi baseado nesta promessa que Abraão e Sara foram abençoados com o nascimento milagroso de Isaque o filho da promessa. Quem tem promessa de Deus pode ficar tranquilo que se cumprirá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário