Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de junho de 2017

Hebreus 11:20-21

Hebreus 11:20-21 - Pela fé Isaque abençoou Jacó e Esaú, no tocante às coisas futuras. Pela fé Jacó, próximo da morte, abençoou cada um dos filhos de José, e adorou encostado à ponta do seu bordão.
PELA FÉ ISAQUE. Não somente o patriarca Abraão foi um homem de fé, mas o seu filho Isaque seguiu o seu exemplo de fé monoteísta, crendo verdadeiramente no Deus Criador de todas as coisas. Certamente seu Pai Abraão lhe contou a forma milagrosa como foi o seu nascimento, em que sua mãe já era de noventa anos e ele já era de cem anos, quando o seu Deus cumpriu a poderosa promessa de lhe dar um filho herdeiro, que era Isaque.

ABENÇOOU JACÓ E ESAÚ. Gênesis 27:27,30,38 - E chegou-se, e beijou-o; então sentindo o cheiro das suas vestes, abençoou-o, e disse: Eis que o cheiro do meu filho é como o cheiro do campo, que o Senhor abençoou E aconteceu que, acabando Isaque de abençoar a Jacó, apenas Jacó acabava de sair da presença de Isaque seu pai, veio Esaú, seu irmão, da sua caça. E disse Esaú a seu pai: Tens uma só bênção, meu pai? Abençoa-me também a mim, meu pai. E levantou Esaú a sua voz, e chorou. Jacó ficou com a bênção de Esaú.

NO TOCANTE AS COISAS FUTURAS. Sobre Jacó: Gênesis 27:28 - Assim, pois, te dê Deus do orvalho dos céus, e das gorduras da terra, e abundância de trigo e de mosto. Sirvam-te povos, e nações se encurvem a ti; sê senhor de teus irmãos, e os filhos da tua mãe se encurvem a ti; malditos sejam os que te amaldiçoarem, e benditos sejam os que te abençoarem. No caso de Esaú: Gênesis 27:39 - Então respondeu Isaque, seu pai, e disse-lhe: Eis que a tua habitação será nas gorduras da terra e no orvalho dos altos céus.

PELA FÉ JACÓ. O patriarca Jacó não poderia ser diferente dos seus antepassados Abraão e Isaque seu pai. Ele seguiu a mesma fé monoteísta de Abraão seu avô e de seu pai Isaque. E nada mais nobre do que no final da sua vida testemunhar desta sua fé a um dos seus filhos mais ilustre, que foi José, filho de Jacó, que foi exaltado no Egito.

PRÓXIMO DA MORTE. Gênesis 48:1-3 - E aconteceu, depois destas coisas, que alguém disse a José: Eis que teu pai está enfermo. Então tomou consigo os seus dois filhos, Manassés e Efraim. E alguém participou a Jacó, e disse: Eis que José teu filho vem a ti. E esforçou-se Israel, e assentou-se sobre a cama. E Jacó disse a José: O Deus Todo-Poderoso me apareceu em Luz, na terra de Canaã, e me abençoou, últimas palavras de Jacó.

ABENÇOOU CADA UM DOS FILHOS DE JOSÉ. Gênesis 48:8-10 - E Israel viu os filhos de José, e disse: Quem são estes? E José disse a seu pai: Eles são meus filhos, que Deus me tem dado aqui. E ele disse: Peço-te, traze-mos aqui, para que os abençoe. Os olhos de Israel, porém, estavam carregados de velhice, já não podia ver; e fê-los chegar a ele, e beijou-os, e abraçou-os. Estes eram Manassés e Efraim, que nasceram de José no Egito.

E ADOROU ENCOSTADO À PONTA DO SEU BORDÃO. Apesar do texto citado pelo ator não falar em bordão, mas em cama. Gênesis 49:33 - Acabando, pois, Jacó de dar instruções a seus filhos, encolheu os pés na cama, e expirou, e foi congregado ao seu povo. Já velho e cansado, Jacó pegou do seu bordão e em postura de profeta, abençoou os seus descendentes e terminou sua jornada adorando ao senhor. Até mesmo no final de sua peregrinação sobre a terra, o patriarca Jacó deixou o exemplo de homem de fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário