Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Hebreus 11:23

Hebreus 11:23 - Pela fé Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei.
PELA FÉ. A fé nos movimenta em direção a concretizar os planos de Deus em nossas vidas, porque esta mesma fé nos faz ver que o Senhor sempre tem o melhor para nós. Esta fé que nos aproxima de Deus nos faz renunciar as coisas do mundo, que aparentemente são boas, mas que não tem como comparar com as melhores bênçãos que Deus tem preparado para os seus filhos. Portanto, viver pela fé é a melhor opção.

MOISÉS. Até o momento, o autor tem falado de grandes nomes como heróis da fé e ainda há de citar outros tanto, porem, sua lista estaria incompleta se não escrevesse sobre este grande homem de Deus, principalmente para os hebreus. Moisés teve uma importância fundamental para o povo de Israel, porque foi por meio dele que os hebreus se libertaram do Egito, da casa da servidão. Também porque foi por meio dele que os judeus receberam a lei, que para o tempo da velha dispensação, também foi muito importante.

JÁ NASCIDO. O autor traz a memória dos seus leitores, os hebreus, o que ocorreu em Êxodo 2:1-10, que fala justamente sobre o nascimento de Moisés e como ele foi poupado com vida. E aprendemos com este evento, envolvendo o nascimento de Moisés, que tem casos específicos, em que Deus predestinou o seu servo Moisés, para uma grande tarefa a ser executada por meio de sua vida, por isso ele foi poupado da morte em meio a crise.

FOI ESCONDIDO POR TRÊS MESES. Êxodo 2:1-2 - E foi um homem da casa de Levi e casou com uma filha de Levi. E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses. Mas, porque o menino teve que ser escondido durante este tempo? Porque havia uma determinação do rei do Egito de que as parteiras matassem os meninos hebreus, para que os filhos de Israel não se multiplicassem.

POR SEUS PAIS. Naturalmente, há um sentimento dos progenitores na proteção de suas crias, o que não poderia ser diferente com os pais de Moisés. Mas, acima de tudo, porque os seus pais perceberam que, aquele menino era diferente, e que Deus tinha um grande segredo com aquele recém-nascido. A verdade é que Deus estava dirigindo o destino do menino, porque era por demais importante, sua missão diante do Senhor.

PORQUE VIRAM QUE ERA UM MENINO FORMOSO. Os povos antigos tinham suas superstições e com os hebreus não era diferente. Quando os pais de Moisés perceberam de que o menino era formoso, logo imaginaram de que ele tinha o aspecto de ser no futuro um grande homem. Pelo aspecto físico, certamente agraciado com grande beleza, os seus pais receberam de Deus, a intuição de que Moisés era um menino especial.

E NÃO TEMERAM O MANDATO DO REI. Mesmo correndo risco de vida, mas os pais do menino Moisés não pouparam esforços para guardar a vida daquele menino. Havia um decreto que teria de ser cumprido Êxodo 1:15-16 - E o rei do Egito falou às parteiras das hebreias (das quais o nome de uma era Sifrá, e o da outra Puá). E disse: Quando ajudardes a dar à luz às hebreias, e as virdes sobre os assentos, se for filho, matai-o; mas se for filha, então viva. Eles poderiam até morrer, mas o menino tinha que escapar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário