Pesquisar este blog

sábado, 17 de junho de 2017

Hebreus 11:28-29

Hebreus 11:28-29 - Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse. Pela fé passaram o Mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios, se afogaram.
PELA FÉ CELEBROU A PÁSCOA. Este evento está registrado no décimo segundo capítulo do livro de Êxodo. Senão vejamos Êxodo 12:11 - Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do Senhor. A celebração da páscoa foi um ato de fé dos filhos de Israel, simbolizando a mudança de vida, com a saída da escravidão, e a conquista da independência daquela nação, tomando posse da terra prometida, Canaã.

E A ASPERSÃO DO SANGUE. O texto diz o seguinte: Êxodo 12:5-7 - O cordeiro será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas. E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde. E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem. Este ato já apontava para o Cordeiro de Deus, Jesus Cristo.

PARA QUE O DESTRUIDOR DOS PRIMOGÊNITOS. O autor esta falando de Êxodo 12:12,29 - E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o Senhor. E aconteceu, à meia noite, que o Senhor feriu a todos os primogênitos na terra do Egito, desde o primogênito de Faraó, que se sentava em seu trono, até ao primogênito do cativo que estava no cárcere, e todos os primogênitos dos animais.

LHES NÃO TOCASSEM. Já esta parte, se encontra em Êxodo 12:13-14 - E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito. E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo. Os primogênitos de Israel foram todos poupados.

PELA FÉ PASSARAM O MAR VERMELHO. Este foi um grande ato de fé dos filhos de Israel, em demonstração de que eles estavam deixando para traz uma vida de humilhação em busca de uma vida melhor, porque Deus estava fazendo cumprir a promessa feita aos patriarcas Abraão, Isaque e a Jacó. Conforme (Êxodo 14:15-26). Louvado seja Deus.

COMO POR TERRA SECA. Disse o Senhor a Moisés Êxodo 12:16,21 - E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco. Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas. O Deus de Israel é Deus de milagres, hoje e para todo o sempre.

O QUE INTENTANDO OS EGÍPCIOS, SE AFOGARAM. Êxodo 14:27-28 - Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o mar retornou a sua força ao amanhecer, e os egípcios, ao fugirem, foram de encontro a ele, e o Senhor derrubou os egípcios no meio do mar. Porque as águas, tornando, cobriram os carros e os cavaleiros de todo o exército de Faraó, que os haviam seguido no mar; nenhum deles ficou. Deus abete seus inimigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário