Pesquisar este blog

sábado, 17 de junho de 2017

Hebreus 11:30-31

Hebreus 11:30-31 - Pela fé caíram os muros de Jericó, sendo rodeados durante sete dias. Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os incrédulos, acolhendo em paz os espias.
PELA FÉ. A fé é um elemento indispensável na vida de todos aqueles que pretendem adquirir grandes vitórias em sua vida. A fé neste caso em foto se traduz pela obediência do povo em seguir as orientações de Deus. Quando perseguimos as convicções de nossa fé plena em Deus, aquilo que aos olhos humanos pode ser impossível, a fé torna possível, e alcançamos os nossos objetivos, desde que estejamos dentro do plano de Deus.

CAÍRAM OS MUROS. O autor fala do que está escrito em Josué 5:5 - E será que, tocando-se prolongadamente a buzina de carneiro, ouvindo vós o seu sonido, todo o povo gritará com grande brado; e o muro da cidade cairá abaixo, e o povo subirá por ele, cada um em frente. Josué 6:20 - Gritou, pois, o povo, tocando os sacerdotes as buzinas; e sucedeu que, ouvindo o povo o sonido da buzina, gritou o povo com grande brado; e o muro caiu abaixo, e o povo subiu à cidade, cada um em frente de si, e tomaram a cidade.

DE JERICÓ. Esta é uma cidade conhecida como o jardim das palmeiras, uma das cidades mais antigas da palestina, e que fica a cerca de 27 km de Jerusalém, bem próximo ao Mar Morto. Foi o Senhor quem deu as coordenadas ao seu servo Josué de como conquistar esta cidade poderosa pelos seus altos muros de proteção. Este fato envolvendo a conquista de Jericó nos ensina de que é Deus quem dá vitória ao seu povo.

SENDO RODEADOS DURANTE SETE DIAS. Josué 5:3-5 - E sete sacerdotes levarão sete buzinas de chifres de carneiros adiante da arca, e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as buzinas. E será que, tocando-se prolongadamente a buzina de carneiro, ouvindo vós o seu sonido, todo o povo gritará com grande brado; e o muro da cidade cairá abaixo, e o povo subirá por ele, cada um em frente.

PELA FÉ RAABE. O autor talvez use o nome desta mulher como exemplo de que não importa o que a pessoa tenha feito em sua vida pregressa, porque o mais importante é o exercício de sua fé em Deus. Esta mulher, pela sua fé serviu a Deus, mesmo que de maneira indireta, ao guardar e ajudar aos espias enviados por Josué para espiar a cidade de Jericó. Também aprendemos com essa mulher a importância do servir a Deus.

A MERETRIZ NÃO PERECEU COM OS INCRÉDULOS. Josué 6:23,25 - Então entraram os jovens espias, e tiraram a Raabe e a seu pai, e a sua mãe, e a seus irmãos, e a tudo quanto tinha; e os puseram fora do arraial de Israel. Assim deu Josué vida à prostituta Raabe e à família de seu pai, e a tudo quanto tinha; e habitou no meio de Israel até ao dia de hoje; porquanto escondera os mensageiros que Josué tinha enviado a espiar a Jericó.

ACOLHENDO EM PAZ OS ESPIAS. Josué 2:4-6 - Porém aquela mulher tomou os dois homens, e os escondeu, e disse: É verdade que vieram homens a mim, porém eu não sabia de onde eram. E aconteceu que, havendo-se de fechar a porta, sendo já escuro, aqueles homens saíram. Porém ela os tinha feito subir ao eirado, e os tinha escondido entre as canas do linho, que pusera em ordem sobre o eirado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário