Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Hebreus 11:33

Hebreus 11:33 - Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões.
OS QUAIS. É provável que o autor se refira a todos aqueles que ele já mencionou os seus nomes até o momento. Mas de maneira específica sobre os que foram mencionados no texto anterior, que foram juízes de Israel, bem como reis e profetas do povo de Deus. Todos eles que tiveram seus nomes arrolados nesta lista de heróis da fé, contavam com a afeição natural dos hebreus, como grandes homens de fé em Israel.

PELA FÉ. Do começo ao fim deste mesmo capítulo o que entra em evidência é justamente a prática da fé por todos estes personagens citados pelo escritor. A fé por parte do homem é indispensável nesta nova dispensação da graça de Deus, porque é por meio dela que os remidos se aproximam do Senhor Jesus, por quem ganha o acesso direto ao trono da graça. Por isso que o autor afirma categoricamente que sem fé é impossível agradar a Deus, porque alguém tem que confiar que ele é justo (Hebreus 11:6).

VENCERAM. A fé perfeita em Deus se torna uma das armas mais poderosa, no sentido de fazer com que alguém possa vencer suas batalhas. Temos um exemplo clássico do rei Davi, que por sua grande fé no Senhor Jeová dos Exércitos venceu ao gigante Golias. Só temos condições de vencer o mundo, por meio da nova fé em Deus, bem como só vamos vencer o inimigo de nossas almas, pela fé, e só controlamos a nossa carne, pela fé.

REINOS. Certamente o autor faz menção de Gideão, que venceu os Midianitas, que viviam a saquearem os filhos de Israel, além de matarem os próprios irmãos de Gideão. Como também o escritor se lembra de Baraque, que venceu o rei de Canaã, Jabim, que a mais de vinte anos escravizava os hebreus. Em fim, o pensamento do autor pode ter pensado na grande vitória que Jefté obteve sobre os Amonitas, que fizeram guerra contra o povo de Israel, mas que este juiz, se prontificou a lutar e vencer este reino ímpio.

PRATICARAM A JUSTIÇA. Neste caso, para o tempo da velha dispensação, praticar a justiça, seria guardar os mandamentos da legislação de Moisés, o que cabe muito bem na vida de todos aqueles que foram citados pelo escritor. Já na nova dispensação da graça de Deus para com a humanidade, praticar a justiça tem mais o sentido de viver conforme o evangelho das boas novas, exercendo a fé em Cristo e sendo justificado por ele.

ALCANÇARAM PROMESSAS. Desde o começo deste tratado, quando o assunto é alcançar promessa, que o autor tem posto em evidência a fé dos heróis da história de Israel, como algo indispensável para se alcançar as promessas. De forma que, todos aqueles que foram listados os seus nomes nesta carta, e que receberam o cumprimento das promessas da parte de Deus, assim o fizeram pelo exercício pleno de sua fé em Deus.

FECHARAM AS BOCAS DOS LEÕES. Não há como não pensar em um dos grandes profetas da história dos hebreus, chamado de Daniel, ele que foi também um homem que depositou inteira confiança no seu Deus, que o livrou da boca dos leões. Daniel disse: O meu Deus enviou o seu anjo, que fechou a boca dos leões para que não me fizesse dano algum, porque foi achado em mim, inocência diante dele e também diante do rei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário