Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Hebreus 11:37

Hebreus 11:37 - Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados.
FORAM APEDREJADOS. Este texto que temos a nossa frente é provável que o autor use exemplos, sem citar nomes de pessoas, que eram bem conhecidos dos leitores desta carta, porque são testemunhos do próprio tempo da igreja primitiva. E neste caso, temos o exemplo de Estêvão, que foi morto por apedrejamento simplesmente para alimentar o ódio dos opositores do cristianismo. E muitos outros dos líderes da igreja primitiva que do mesmo modo viviam fugindo de cidade em cidade por causa das perseguições.

SERRADOS, TENTADOS. Dos profetas, a tradição judaica afirma que Isaías, porque era um profeta messiânico, foi morto serrado ao meio, juntamente com o tronco de uma arvore. Já dos líderes do cristianismo muitos foram tentados a negarem o nome de Jesus, como sendo o Messias de Deus. Milhares de cristãos do tempo da igreja primitiva foram submetidos aos mais diversos tipos de torturas, no sentido de negarem a sua fé.

MORTOS AO FIO DA ESPADA. Muitos dos profetas da antiga dispensação morreram ao fio da espada. Já no tempo do profeta Elias, as autoridades de Israel se utilizavam deste meio cruel para matarem os profetas de Deus. 1 Reis 19:10 - E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem. Na época da igreja primitiva também faziam isso.

ANDARAM VESTIDOS DE PELES DE OVELHAS E CABRAS. Certamente, o autor deve ter pensado no profeta Elias que foi um dos antigos profetas de Deus mais perseguido de sua época, e diante das dificuldades se vestia de pele de animais. Já da nova dispensação temos o caso de João Batista, o precursor do Senhor Jesus, ele que viveu nos desertos, se alimentando de mel e gafanhotos e se vestia de peles de animais.

DESAMPARADOS. Muitos dos profetas de Deus foram rejeitados pelos governantes e pela sociedade de suas respectivas épocas, como também aqueles que representavam a igreja de Cristo no primeiro século da era cristã. Muitos dos cristãos primitivos tiveram seus bens confiscados pelo governo romano, e por conta disto passaram a viver em plena penúria social, sem ajuda das autoridades, nem apoio da sociedade.

AFLITOS. Deixar o judaísmo pelo cristianismo ou deixar as religiões oficiais das autoridades pela religião de Cristo, era optar por uma vida nada fácil. Por isso que a história do cristianismo foi marcada em seus começos por muitas perseguições contra a igreja de Cristo, uma vez que, os judaizantes e os líderes das demais religiões que já existiam no primeiro século da era cristã despertavam muito ódio contra os cristãos.

E MALTRATADOS. Eram muitos os meios utilizados pelos opositores do reino de Cristo contra aqueles que se decidiam em seguir ao cristianismo. Todos conhecem os maus-tratos que os judeus empregaram contra o Senhor Jesus, até que o levaram a morte de crucificação. Depois, passaram a maltratar aqueles que confessavam a Jesus como sendo o Messias de Deus. As perseguições eram constantes e cruéis contra os cristãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário