Pesquisar este blog

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Hebreus 11:39-40

Hebreus 11:39-40 - E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa. Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados.
E TODOS ESTES. O autor fala desde Abel, passado por Noé, Abraão, Isaque e Jacó, José e os seus irmãos também, Moisés, o grande legislador de Israel, Josué que foi o conquistador da terra de Canaã, Gideão, Baraque, Sansão E Jefté, Samuel, Davi, Elias e Eliseu, além dos profetas de Deus, que todos foram de alguma maneira maltratados pelas autoridades e pela sociedade sem Deus. Além é claro dos cristãos perseguidos.

TENDO TIDO TESTEMUNHO PELA FÉ. Todos os citados neste capítulo de Hebreus, obtiveram bom testemunho de que eram pessoas que viviam pela fé genuína em Deus, bem como no Messias de Deus Pai. Como o escritor está concluindo este capítulo, ele não poderia deixar de falar do tema principal deste mesmo capítulo, que é justamente a fé perfeita em Deus e em seu Cristo, como parte requerente na nova aliança do homem com Deus. Porque é esta fé perfeita que o homem tem, que o leva aos braços de Deus.

NÃO ALCANÇARAM A PROMESSA. Todos os heróis da fé listados nesta carta aos Hebreus, tinham sonhos mais elevados, que era alcançarem um repouso eterno, o que não obtiveram para esta vida presente. E isso pode ser visto na conquista da terra de Canaã, que com o passar do tempo, os próprios filhos de Israel perderam para as nações inimigas, razão porque houveram os cativeiros, e por último o domínio dos romanos.

PROVENDO DEUS. Ao mesmo tempo, todos os heróis da fé, tinham visões aguçadas para um futuro distante, porque aquela fé que os aproximavam de Deus, era a mesma que se transformava em fundamento firme de que na eternidade seriam recompensadas por Deus, e se utilizavam como prova de seus argumentos a fé, que é a prova das coisas que não se veem aqui e agora, mas que mostra um futuro glorioso para todos os remidos.

ALGUMA COISA MELHOR. Somente a fé é que nos faz penetrar nos mistério de Deus e crer que coisas muito maiores e melhores nos aguardam no porvir. Baseados nesta esperança é que os heróis da fé suportavam tantas oposições, contrariedades, perseguições, tribulações, pressões, aflições e até a morte. Para o mundo é loucura a vida de renuncia que os servos de Deus vivem, mas para nós é sinônimo de vida eterna.

A NOSSO RESPEITO. Os heróis da fé viviam pelos sonhos de Deus, é tudo aquilo que a palavra do Senhor promete era a âncora da alma de cada um deles. O viver pela fé é a mesma coisa que optar em respirar o cumprimento de todas as promessas de Deus. E optar em viver buscando o reino de Deus e as coisas que são de cima, é deixar os prazeres desta vida, por se agarrar em tudo aquilo que as Escrituras falam sobre o futuro.

PARA QUE ELES SEM NÓS NÃO FOSSEM APERFEIÇOADOS. “Eles” nos fala sobre todos aqueles que viveram pela fé durante o tempo da velha dispensação, e “nós” fala sobre aqueles que também obtêm testemunho pela fé, de que também somos herdeiros das mesmas promessas. As maiores revelações que o evangelho eterno vem dando aos remidos de Cristo é a comprovação de que os heróis da fé estavam certos, e nós também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário