Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Hebreus 11:5

Hebreus 11:5 - Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.
PELA FÉ ENOQUE. Enoque foi o sétimo depois de Adão, era filho de Jerede e pai de Matusalém, e foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos. Pela fé esse Enoque se posicionou a buscar a presença de Deus, ao ponto de alcançar um desenvolvimento espiritual sem igual dentre todos aqueles que viveram antes dele. Ele tinha uma comunhão intensa com o Deus Criador, ao ponto da bíblia registrar que ele andava com Deus. Isso fala de acesso, de pureza e também de santidade de vida pessoal.

FOI TRASLADADO. Ser trasladado é a mesma coisa de ser transportado de um lugar para outro sem a ajuda de um elemento propulsor. No caso de Enoque, ele saiu da terra para o céu como se viaja pelo pensamento de um lugar para outro. O seu pensamento estava tão ligado à presença de Deus, que a força da gravidade não teve poder sobre o seu corpo físico, ao ponto de seu organismo ser absorvido e transformado pelo poder de Deus.

PARA NÃO VER A MORTE. Certamente Enoque tinha medo da morte, e há quem diga que sua busca intensa da presença de Deus seria para que o seu Deus, o Deus Todo-poderoso o livrasse da morte. Os eruditos das Sagradas Escrituras veem na pessoa de Enoque uma tipologia do Filho de Deus, Jesus Cristo, que provou a morte, mas não foi vencido pela morte, porque ele ressuscitou ao terceiro dia para nunca mais morrer.

E NÃO FOI ACHADO. Há duas colocações a serem feitas neste ponto. Uma delas é que os parentes e amigos de Enoque sentiram falta daquele homem de Deus, e com isso passaram a procura-lo por todas as partes e não o encontraram. E a segunda é a de que a própria morte tinha procurado Enoque e não a encontrou. Os filhos dos homens sempre viram a morte como um anjo mau que anda a procura dos homens para mata-los.

PORQUE DEUS O TRASLADARA. Eis aqui a força maior pela qual (Enoque foi trasladado da terra aos céus para não ver a morte) que é o grande Deus, Criador de todas as coisas. Os estudiosos também percebem em Enoque uma tipologia da igreja remida de Cristo que há de participar do arrebatamento triunfante. Os que dormem em Cristo ressuscitarão primeiro, depois nós os que estivermos vivos seremos transformados.

VISTO COMO ANTES DA SUA TRANSLADAÇÃO. Na verdade o autor nos deixa escapar que houve um momento especial em que o corpo de Enoque venceu a força gravitacional e foi absorvido pela glória da presença de Deus. Isso porque até aquele momento ele viveu de forma digna na presença do Senhor, e assim sendo, o seu testemunho de vida teve uma importância fundamental para que se desse sua trasladação, para estar com Deus.

ALCANÇOU TESTEMUNHO DE QUE AGRADARA A DEUS. Aprendemos com este personagem bíblico que é fundamental a nossa vida de comunhão com Deus. Precisamos a cada dia renunciar o mundo e os prazeres desta vida para agradarmos o coração do Pai. Assim sendo, não será diferente com cada um de nós, se cairmos na graça do Senhor, venceremos a morte, e seremos transformados pelo poder e a glória de Deus. Aleluias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário