Pesquisar este blog

domingo, 4 de junho de 2017

Hebreus 11:7


PELA FÉ NOÉ. Depois de uma pequena pausa, para destacar a importância da fé, que é o tema principal deste capítulo, e tendo falado de duas personagens relevantes do tempo antes do dilúvio, agora o autor retoma sua lista de nomes dos heróis da fé. Para um novo começo da história da humanidade, depois do dilúvio, Noé se destacou como homem de fé, no meio de uma geração corrompida, que andava nos seus próprios caminhos.

DIVINAMENTE AVISADO. Escolhido por Deus no meio daquela geração, ele recebeu do Senhor as revelações de que o diluvio seria um meio de expurgar a humanidade daquela época, que estava estragada pela devassidão e promiscuidade. Jesus falou que, nos últimos dias, seria como nos dias de Noé, em que as pessoas viviam uma vida voltada somente para as coisas terrenas, até que veio o dilúvio e destruiu a todos, assim vai acontecer com a vinda do filho de Deus, porque o povo só pensa nas coisas terrenas.

DAS COISAS QUE AINDA NÃO SE VIAM, TEMEU. Deus avisou ao patriarca Noé que em breve enviaria um grande diluvio de águas sobre a terra para destruir de sobre a terra a tudo e a todos. E quando se diz que Noé temeu, é porque ele deu crédito à mensagem que o Senhor lhe havia revelado, por isso que ele começou a pregar sua mensagem de arrependimento para a povo, ao mesmo tempo em que construía a grande arca.

E PARA SALVAÇÃO DE SUA FAMÍLIA. Enquanto ele pregava a dura mensagem de arrependimento para a sociedade, se preocupara com a salvação de sua família. Gênesis 7:1,7 - Depois disse o Senhor a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração. Noé entrou na arca, e com ele seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, por causa das águas do dilúvio.

PREPAROU A ARCA. Gênesis 6:14-16 - Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume. E desta maneira a farás: De trezentos côvados o comprimento da arca, e de cinquenta côvados a sua largura, e de trinta côvados a sua altura. Farás na arca uma janela, e de um côvado a acabarás em cima; e a porta da arca porás ao seu lado; far-lhe-ás andares para baixo.

PELA QUAL CONDENOU O MUNDO. Gênesis 6:13,17 - Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra. Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra expirará. E assim foi, quando o Senhor enviou o diluvio sobre a terra.

E FOI FEITO HERDEIRO DA JUSTIÇA QUE É SEGUNDO A FÉ. Mas com Noé Deus fez aliança de fidelidade, conforme Gênesis 6:18 - Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo. O justo Noé fez conforme o que o Senhor lhe ordenara, porque ele viveu pela fé no Deus Criador de todas as coisas, que também é um juiz universal, que faz tudo como lhe apraz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário