Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Hebreus 11:8

Hebreus 11:8 - Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.
PELA FÉ ABRAÃO. Acredita-se que, de todos os que já foram citados e dos que ainda serão lembrados nesta lista dos heróis da fé, o patriarca Abraão foi um homem de grande fé, a prova disto é que ele é tomado pelo evangelho como a pai dos que creem. Certamente os hebreus, leitores desta carta, devem ter se alegrado ao ver que o autor citou este grande homem de Deus, Abraão. A nação inteira de Israel deve suas origens a este grande homem que foi Abraão, ele que também é chamado de amigo de Deus.

SENDO CHAMADO. A sua chamada está registrada em Gênesis 12:1-3 - Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Promessa de Deus.

OBEDECEU. E por que Abraão obedeceu a sua chamada? Porque ele era um homem de fé. Ouvindo as palavras da parte de Deus e as suas grandes e preciosas promessas, logo cuidou em fazer conforme o Senhor havia lhe prometido. Somente a fé é que faz com que os servos de Deus lhe sirvam, conforme a sua palavra. A fé de Abraão gerou nele aquela esperança na fidelidade de Deus. E esta obediência à fé lhe justificou diante de Deus.

INDO PARA UM LUGAR. O escritor fala do que está registrado em Gênesis 12:4-5 - Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã. E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã. E passou Abrão por aquela terra até ao lugar de Siquém, até ao carvalho de Moré.

QUE HAVIA DE RECEBER. Esta era a terra da promessa, terra que manava leite e mel, conforme Gênesis 12:7 - E apareceu o Senhor a Abrão, e disse: À tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera. Gênesis 15:6-7 - E creu ele no Senhor, e imputou-lhe isto por justiça. Disse-lhe mais: Eu sou o Senhor, que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te a ti esta terra, para herdá-la. Abraão confiou no Deus fiel.

POR HERANÇA. Certamente, quando Abraão contemplou com os seus próprios olhos as terras de Canaã, chegou a pensar: Como hei de adquirir todas estas terras? Porem, a promessa de Deus era para os seus descendentes, que no tempo certo haveriam de tomar posse daquela herança da parte do Senhor Deus de Abraão. E conforme a palavra de Deus, quatrocentos e trinta anos depois, Israel conquistou a posse da terra prometida.

E SAIU, SEM SABER PARA ONDE IA. O escritor se reporta ao ponto inicial de sua narrativa em que Abraão ainda estava em Harã, quando tomou destino ignorado, juntamente com sua família, e pela fé foi ser peregrino na terra que o Senhor havia de dar a ele e os seus descendentes. O destino de Abraão era ser dirigido pela fé, esperando que o seu Deus cumprisse sua promessa de tomar posse das heranças que Deus havia de lhe dar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário