Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Hebreus 12:12-13

Hebreus 12:12-13 - Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados. E fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que manqueja não se desvie inteiramente, antes seja sarado.
PORTANTO, TORNAI A LEVANTAR AS MÃOS CANSADAS. Ao que tudo indica, a falta de amor fraternal estava como que reinando no meio daqueles que eram os destinatários esta carta, ao ponto de o autor solicitar a ativação deste mandamento tão importante no meio do povo de Deus. O indicativo era também de que, os obreiros estavam deixando de fazer a obra de Deus, porque quando se fala de mãos, se fala da obra que se realiza.

E OS JOELHOS DESCONJUNTADOS. Além do mais, os servos de Cristo deviam retornar a ajudar aos mais débeis na fé, a fim de que todos pudessem continuar na fé cristã, buscando o reino de Deus em primeiro lugar e as coisas que são de cima. Essa é uma metáfora que representa aqueles que estão fracos na fé, com a possibilidade real de pararem na caminhada. O momento era difícil e muitos estavam fracassando na jornada cristã, por conta das muitas perseguições dos judaizantes e do império romano.

E FAZEI VEREDAS DIREITAS. Mesmo que de forma indireta, mas o autor nos deixa transparecer que, os líderes cristãos não estavam vivendo de forma digna na presença de Deus, quando a mensagem foi que eles fizessem veredas direitas, e isso nos faz entender que não estavam vivendo como deviam. Neste caso, fazer veredas direitas fala do modo de vida cristã ideal que um servo do reino de Cristo deve viver sempre diante de todos.

PARA OS VOSSOS PÉS. Essa é mais uma metáfora do andar cristão, em que o autor recomenda e aconselha que, os leitores de sua carta precisam andar de forma a glorificar no nome de Cristo, tanto na igreja, quanto no meio da sociedade. Esse tipo de mensagem ensina sobre que, os que confessam o nome de Cristo, não devem provocar escândalos diante da sociedade, porque o testemunho deles é a bíblia dos que não vão à igreja.

PARA QUE O QUE MANQUEJA. Estes mesmos que manquejam são também os que estavam com as mãos cansadas, bem como os que estavam com os joelhos desconjuntados. São aqueles que mesmo estando na igreja, mas são pessoas que tem dificuldades para andarem nos caminhos do evangelho. São pessoas que dependem de outros para estarem na igreja, são também aqueles que ainda não se firmaram na fé.

NÃO SE DESVIE INTEIRAMENTE. Tem pessoas que mesmo frequentando as igrejas, mas estão desviadas do foco principal, que é buscar o reino dos céus em primeiro lugar e as coisas que são de cima. São pessoas que estão na igreja com outras intenções. Mas o bom testemunho dos que são verdadeiros adoradores pode ajudar a estes que manquejam a se firmarem nos caminhos do evangelho. O pior é sair da igreja e ir par o mundo.

ANTES SEJA SARADO. O bom testemunho dos que são firmes na fé, juntando-se a isto a prática do amor fraternal de uns para com os outros, em que os mais fortes levam as cargas dos mais fracos, então, os que são mais débeis na fé são curados e deixarão de manquejar nos caminhos do reino. A vida de santidade dos que são fieis a Cristo é um meio incentivador para os que são bombardeados pelas dúvidas, e pela falta de fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário