Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Hebreus 12:8

Hebreus 12:8 - Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos.
MAS. Um dos objetivos do autor, dentro deste tema, é mostrar aos seus leitores que, nem sempre as dificuldades que eles enfrentavam, era consequência dos pecados deles. As igrejas onde o judaísmo era mais forte sofriam duras perseguições dos judaizantes, e muitos dos cristãos desistiam da caminhada, por pensarem de que não eram dignos do reino de Deus. O escritor mostra que eles estavam passando por tantas tribulações, porque Deus permitia, a fim de que fossem aperfeiçoados na fé, conforme o evangelho.

SE ESTAIS. Pior seria para aqueles que viviam ao bel prazer, buscando os prazeres desta vida, sem problemas de ordem social e espiritual, esses sim corriam sérios riscos de serem considerados bastardos pelo Pai de todos. Viver sem disciplina é andar nos caminhos do mundanismo, sem compromisso com o evangelho da verdade, sem Deus no mundo e sem esperança de vida eterna. Assim vivem os desobedientes a palavra de Deus.

SEM DISCIPLINA. De acordo com a lei de Moisés, os filhos que não se submetessem as ordens de seus progenitores deveriam ser acoitados de forma dura, e em determinados casos, eles deveriam ser apedrejados até a morte, sem que os pais assumissem culpa por isso. A lei romana era tão dura neste particular, que permitia que o pai viesse a matar seu próprio filho, que não obedecesse às regras dos seus progenitores, pai e mãe.

DA QUAL TODOS. O autor faz apenas lembrar aos seus leitores tudo àquilo que eles eram conhecedores, como sendo regra do reino de Deus. Todos aqueles que se submetem ao Senhorio de Deus, os mesmo que são considerados como filhos de Deus, tem a consciência de que Deus corrige seus filhos, não da forma humana, mas com justiça e dentro daquilo que cada um pode suportar, porque Deus sabe a força de cada um.

SÃO FEITOS PARTICIPANTES. Cristo é um espelho para cada um dos seguidores do evangelho da verdade, ele que mesmo sendo Filho de Deus, mas trilhou o caminho da obediência, porque se colocou no lugar de servo. Assim deve acontecer com todos os filhos de Deus, quando somos postos a prova de nossa fé, tendo a certeza de que o Senhor tem o controle de tudo, e não vai permitir uma prova maior do que a nossa força.

SOIS ENTÃO BASTARDOS. De acordo com o tempo em que esta carta foi escrita, ser um filho bastardo era ser um filho ilegítimo, fruto de uma infidelidade conjugal ou ainda que fosse um filho legítimo, mas decidiu a desobedecer deliberadamente às ordens dos seus pais. Se os que se dizem ser servos de Deus não aceitarem as disciplinas e correções de Deus como seu pai, então, nem pode dizer que faz parte da família divina.

E NÃO FILHOS. Os filhos de Deus, mesmo que sejam por adoção, como diz o evangelho das boas novas, são aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus. Mas aqueles que não são filhos de Deus vivem ao bel prazer, fazendo tudo àquilo que vem na mente, como se não fossem prestar conta dos seus feitos perante o juiz dos vivos e dos mortos. O homem escolhe, se quer ser filho de Deus ou não, cada um tem o livre arbítrio para tomar suas próprias decisões. O melhor é ser filho de Deus, fazendo e executando a vontade do Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário