Pesquisar este blog

domingo, 2 de julho de 2017

Hebreus 12:20-21

Hebreus 12:20-21 - Porque não podiam suportar o que se lhes mandava: Se até um animal tocar o monte será apedrejado ou passado com um dardo. E tão terrível era a visão, que Moisés disse: Estou todo assombrado, e tremendo.
PORQUE NÃO PODIAM SUPORTAR. O momento era tenso e coisas terríveis estavam sendo vistas e ouvidas pelos filhos de Israel. Êxodo 20:18 - E todo o povo viu os trovões e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte fumegando; e o povo, vendo isso retirou-se e pôs-se de longe. O povo estava com medo de perecer junto ao Monte Sinai Êxodo 19:12 - E marcarás limites ao povo em redor, dizendo: Guardai-vos, não subais ao monte, nem toqueis o seu termo; todo aquele que tocar o monte, certamente morrerá. Os hebreus assistia tudo de longe, porem ouviam a voz de Deus.

O QUE SE LHES MANDAVA. Mas era uma voz tão forte, que pediram a Moisés que ouvisse a Deus em lugar deles, depois lhes passassem o que o Senhor havia falado. Êxodo 19:19 - E o sonido da buzina ia crescendo cada vez mais; Moisés falava, e Deus lhe respondia em voz alta. Êxodo 20:19 - E disseram a Moisés: Fala tu conosco, e ouviremos: e não fale Deus conosco, para que não morramos. O povo não suportava.

SE ATÉ UM ANIMAL TOCAR O MONTE. A presença de Deus era tão forte, que o Monte Sinai naquele episódio se tornou intocável por qualquer carne, seja de gente ou de qualquer animal, menos Moisés que estava preparado por Deus para esse momento. Êxodo 19:13 - Nenhuma mão tocará nele; porque certamente será apedrejado ou asseteado; quer seja animal, quer seja homem, não viverá.

SERÁ APEDREJADO OU TRANSPASSADO COM UM DARDO. Deus pôs limite entre o Monte Sinai e o povo. Êxodo 19:12,21 - E marcarás limites ao povo em redor, dizendo: Guardai-vos, não subais ao monte, nem toqueis o seu termo. E disse o Senhor a Moisés: Desce, adverte ao povo que não traspasse o termo para ver o Senhor, para que muitos deles não pereçam. Essa foi uma determinação de Deus.

E TÃO TERRÍVEL ERA A VISÃO. Isso é o que se ver em Êxodo 19:18 - E todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente. Também pode ser consultado em (Êxodo 19:16) sobre o quanto o povo estava assustado.

QUE MOISÉS DISSE. O que temos nestas duas últimas frases não se pode encontrar nos relatos mencionados no livro de Êxodo, que trata do fato envolvendo o Monte Sinai, porque talvez isso esteja escrito em alguma literatura que não faz parte da bíblia que temos hoje, ou este conceito era uma tradição oral dos filhos de Israel. Diante do que ocorreu naquele lugar, isso tudo pode ter acontecido com Moisés.

ESTOU TOMADO DE ASSOMBRO E TREMENDO. Ora, se os filhos de Israel, que ficaram de longe estavam aterrorizados com a visão que puderam contemplar nos arredores do Monte Sinai, imagine como não se sentiu o homem, Moisés, que teve que subir até o cume do Monte para conversar com Deus e receber dele os mandamentos da lei. Apesar de ser um grande homem de Deus, que tinha intimidade com o Senhor, mas ele era um ser humano, que ficou assombrado e tremendo, e quem não ficaria?

Nenhum comentário:

Postar um comentário