Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de julho de 2017

Hebreus 12:23

Hebreus 12:23 - À universal assembleia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados.
A UNIVERSAL. O autor afirma que, os remidos de Cristo, hebreus e gentios, que fazem parte do novo Israel de Deus, que é a igreja de Cristo, têm chegado à universal igreja. Mas não diz respeito a uma denominação evangélica, mas sim a igreja de Cristo, composta de todos os povos de todas as nações do mundo. Porque a primeira aliança foi estabelecida somente com Israel, os judeus ou hebreus, e se tornou uma aliança nacionalista ou exclusivista, em que as demais nações se sentiam excluídas.

ASSEMBLEIA. Esta palavra também não está se referindo a uma denominação evangélica como pensam alguns, mas diz respeito ao ajuntamento ou reunião de todos os remidos que fazem parte da igreja global do Senhor Jesus. Há quem defenda de que o autor está se referindo a todos os que fazem parte do reino de Deus, seja a multidão dos anjos do texto anterior e dos remidos de Cristo Jesus também, todos juntos.

E IGREJA DOS PRIMOGÊNITOS. Esta frase também não está se referindo a uma denominação religiosa, mas sim a todos aqueles que em Cristo se tornam filhos de Deus. Jesus é de forma especial o unigênito filho de Deus (João 3:16). No entanto, ele também é o primogênito de Deus pais. Portanto, em Cristo Jesus, todos os remidos se tornam também primogênitos de Deus, porque aceitaram a Cristo Jesus (João 1:11).

QUE ESTÃO ESCRITOS NOS CÉUS. Certamente o escritor nos ensina sobre o livro da vida, onde estão escritos os nomes daqueles que são os remidos de Cristo. Todos os salvos em Cristo Jesus são cidadãos da pátria celestial. Todas as cidades do mundo têm os registros dos seus próprios cidadãos. Não é diferente com a Nova Jerusalém, nela há o registro de todos os seus moradores, aqueles que foram comprados pelo sacrifício expiatório do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, Jesus Cristo, o Salvador.

E A DEUS. Este é o Criador de todas as coisas, Deus único e verdadeiro, que é absolutamente diferente das falsas divindades dos pagãos. Este é o Deus Todo-poderoso, que faz tudo que lhe apraz, o Deus que está presente em todas as partes do universo e o Deus que conhece todas as coisas. Ele que por meio do seu Filho Jesus Cristo, está atraindo para si mesmo, todos os remidos pelo sangue de Cristo.

O JUIZ DE TODOS. Quando se fala sobre Deus como juiz de todos, está se falando sobre sua reta justiça, que por meio dela julgará todas as coisas e todas as pessoas. Os ímpios terão que comparecer ao trono branco de Deus, para serem julgados segundo as suas obras (Apocalipse 20:12-15). Já os remidos de Cristo, Deus irá por meio de Cristo recompensar também com galardões de justiça, conforme (2 Coríntios 5:10).

E AOS ESPÍRITOS DOS JUSTOS APERFEIÇOADOS. O escritor está escrevendo sobre a eternidade dos remidos de Cristo, que é a igreja do Deus vivo. A vida eterna não comporta nada de material, mas tudo será absorvido pela incorruptibilidade. De forma que, somente os espíritos dos justos aperfeiçoados é que fará parte desta modalidade de vida, nas mansões celestiais. Essa perfeição, somente será possível na eternidade, isso porque, nesta vida terrena, os salvos estão em estágios de aperfeiçoamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário