Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de julho de 2017

Hebreus 12:26

Hebreus 12:26 - A voz do qual moveu então a terra, mas agora anunciou, dizendo: Ainda uma vez comoverei, não só a terra, senão também o céu.
A VOZ. O autor retoma o tema e o fato que ocorreu no Monte Sinai, em que, quando Deus falava o povo temia e estremecia, bem como a terra. Êxodo 19:19 - E o sonido da buzina ia crescendo cada vez mais; Moisés falava, e Deus lhe respondia em voz alta. Êxodo 20:19 - E disseram a Moisés: Fala tu conosco, e ouviremos: e não fale Deus conosco, para que não morramos. No primeiro texto, Deus falava direto com o povo, mas eles não suportaram, então, Deus falava com Moisés, que falava com o povo.

DO QUAL. Do qual se refere ao Deus que fez promessas ao seu amigo Abraão, de que daria aos seus descendentes a terra de Canaã, terra que manava leite e mel. Este o mesmo Deus que tirou com mão forte os filhos de Israel do Egito, mostrando a Faraó os seus sinais e prodígios. E que no Monte Sinai, agora falava com seu povo, em que Moisés, por ordem do Senhor escrevia a sua legislação para a nação de Israel.

MOVEU ENTÃO A TERRA. O escritor se reporta sobre o que aconteceu ao Monte Sinai e ao seu arredor, em que aquele lugar tremia quando o Senhor falava e pelo poder de sua presença. Salmos 68:7-8 - Ó Deus, quando saías diante do teu povo, quando caminhavas pelo deserto. A terra abalava-se, e os céus destilavam perante a face de Deus; até o próprio Sinai foi comovido na presença de Deus, do Deus de Israel.

MAS AGORA ANUNCIA, DIZENDO. Este agora, diz respeito a um novo tempo em que coisas maiores ainda irão acontecer. A vinda do Messias de Deus, Jesus Cristo, mudou o calendário da humanidade em antes e depois. De forma que, o próprio Senhor Jesus anunciou seu cronograma de realizações futuras, escatologia do novo testamento, e tudo que ainda há de acontecer. O livro do Apocalipse é um exemplo de fatos escatológicos que estão para acontecer antes do fim deste mondo.

AINDA UMA VEZ COMOVEREI. Jesus anunciou que, como prenúncios de sua vinda, irão acontecer tremores de terra. Mateus 24:7 - Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Nestes últimos anos, é o que mais tem acontecido, são os terremotos em vários lugares do mundo, quase sempre a imprensa tem anunciado tremores de terra em várias partes do mundo, com a morte de milhares de pessoas em várias nações.

NÃO SÓ A TERRA. Mas isso vai se agravar mais ainda durante a grande tribulação Apocalipse 6:12-14 - E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue. E as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte. E o céu retirou-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares.

SENÃO TAMBÉM O CÉU. A mensagem escatológica, quanto a grande tribulação, diz o Apocalipse 8:12 - E o quarto anjo tocou a sua trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, e a terça parte da lua, e a terça parte das estrelas; para que a terça parte deles se escurecesse, e a terça parte do dia não brilhasse, e semelhantemente a noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário